"Da tradição à inovação: a revolução tecnológica que está transformando o setor imobiliário." Por Anderson Miranda, "O Expert...
"Da tradição à inovação: a revolução tecnológica
que está transformando o setor imobiliário."
Por Anderson Miranda, "O Expert das Perícias"
Nos tempos de anúncios em jornais e panfletos, quem poderia prever a metamorfose da publicidade imobiliária? Anderson Miranda, o "Expert das Perícias", nos conduz por uma jornada reveladora, explorando a ascensão do marketing digital e oferecendo dicas cruciais para prosperar neste novo cenário. Se você atua no mercado imobiliário, este é um insight que não pode perder.
Tecnologia de ponta à disposição do mercado imobiliário | Foto: Arquivos do Tribuna do Brasil
O Novo Normal da Publicidade Imobiliária
Se os anúncios em jornais e o material gráfico eram outrora os pilares da propaganda imobiliária, os tempos certamente mudaram. A era digital veio para ficar e está remodelando não apenas como fazemos negócios, mas também como promovemos esses negócios.
Não é exagero dizer que a tecnologia revolucionou a publicidade no setor imobiliário. Assim como a maioria dos produtos e serviços, a indústria imobiliária também encontrou seu nicho na web, expandindo horizontes e oportunidades.
Adaptação ou Obsolescência
As imobiliárias que optam por ignorar a ascensão da publicidade digital podem estar se dirigindo para a obsolescência. Um site imobiliário eficiente não é mais um luxo, mas uma necessidade crítica para a sobrevivência no mercado competitivo atual. Aqueles que não adaptaram sua estratégia estão notando uma diminuição progressiva em sua presença no mercado.
Claro, popularizar um site imobiliário não acontece da noite para o dia. Exige estratégia, investimento e uma abordagem calculada. No entanto, com o advento do e-mail marketing, marketing de conteúdo e marketing de mídias sociais, as ferramentas para alcançar o sucesso nunca foram tão acessíveis.
Paradigma Mutante de Vendas
As últimas duas décadas testemunharam uma transformação nas estratégias de venda, e a indústria imobiliária não foi exceção. Assim, para navegar com sucesso nesse novo território digital, é crucial estar armado com as estratégias certas. Com isso em mente, preparamos uma lista de cinco dicas essenciais para potencializar sua presença no mundo digital imobiliário.
Em um mundo em constante evolução, ficar para trás não é uma opção. As vantagens de adotar a publicidade imobiliária digital são claras, e aquelas empresas e corretores individuais que desejam manter uma vantagem competitiva no mercado atual precisarão abraçar essas mudanças de braços abertos.
Vale lembrar que o cenário de vendas, no geral, mudou muito nos últimos 20 anos e que isso não seria diferente em relação a vender imóveis. Por isso, reunimos 5 dicas indispensáveis para a publicidade imobiliária no mercado digital.
Invista em sites organizados e responsivos
Antes de começar qualquer ação de publicidade imobiliária no universo digital, você precisa garantir que o seu site é um ambiente agradável para seu público alvo. A diferença entre um site imobiliário desatualizado e um site imobiliário intuitivo e de fácil navegação é nítida.
Isso, com certeza, será notado pelo público alvo, que deixará o site imobiliário que está defasado de lado e concentrará sua pesquisa naquele que atende as necessidades sem grandes esforços. Por isso, a escolha de uma plataforma especializada é fundamental para as imobiliárias que pretendem investir em publicidade on-line.
Este tipo de plataforma consegue oferecer as ferramentas ideais para o dia a dia de um site imobiliário, além de garantir todo o suporte necessário.
O mobile também dita as regras da publicidade imobiliária.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou no ano passado o Suplemento de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) de 2014. O estudo indica que o uso do telefone celular para acessar a internet já ultrapassou o do computador no Brasil.
Segundo a pesquisa, mais da metade dos domicílios brasileiros deverão estar acessando a internet em 2014 (54,9%), sendo que o celular era usado em 80,4% dessas casas. Enquanto o computador era utilizado para esse fim em 76,6% desses domicílios.
Ainda em 2016, o Brasil chegou a 168 milhões de smartphones em uso, segundo 27ª Pesquisa Anual de Administração e Uso de Tecnologia da Informação nas Empresas, realizada pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV-SP).
O mercado permaneceu em crescimento até 2020, com a comercialização de aproximadamente 1,2 bilhão de unidades. A pandemia de Covid-19 representou uma queda para o setor, que começa a se recuperar em 2021. Mesmo assim, o país se coloca em quinto lugar no mercado de smartphones do mundo.
Portanto, um site imobiliário intuitivo é muito importante. Assim como, um site imobiliário instalado em um plataforma específica para imobiliárias. Porém, de nada adianta se este site não for responsivo. Ou seja, o seu site precisa funcionar em qualquer dispositivo, seja ele fixo ou móvel.
Não estamos falando de uma pequena porcentagem, estamos falando de mais 80% de acessos à internet pelo celular. Se o seu site imobiliário não funciona no smartphone, por exemplo, fatalmente, o público alvo irá buscar imóveis em sites que funcionam. E todas as suas ações de marketing digital imobiliário irão por água abaixo.
Marque presença nas redes sociais.
Pare e pense por alguns minutos antes de continuar a leitura deste artigo: quantas pessoas lendo o jornal você viu hoje? O caderno de classificados continua sendo importante para as imobiliárias, mas não é mais suficiente. Não resta dúvidas sobre qual o melhor lugar para anunciar na internet: as redes sociais.
Muitas imobiliárias e corretores de imóveis independentes conseguiram aumentar suas vendas, mesmo em períodos de crise, como atualmente, com a publicidade imobiliária nas redes sociais. É fundamental que os profissionais da área busquem conhecer melhor as formas de alcançar o público alvo no ambiente digital.
Um estudo divulgado no ano passado pela eMarketer aponta que os brasileiros são os principais usuários de redes sociais em toda a América Latina. De acordo com os dados, o Brasil tinha, em 2016, 93,2 milhões de usuários mensais ativos nas redes sociais.
Especialistas acreditam que quase 100% dos processos de compra e venda de imóveis no Brasil passam em algum momento pela internet. As redes sociais são uma excelente oportunidade para que os agentes imobiliários construam relações com seu público alvo e se tornem potenciais compradores.
Uma boa dica é investir em fotos profissionais e de qualidade dos imóveis. Você também precisará definir muito bem a sua identidade visual. Crie situações em que os usuários possam iniciar um bate-papo e descubra quais são os interesses e principais problemas do seu público alvo.
Com base nessas informações você poderá desenvolver conteúdo para o seu site imobiliário, para campanhas de e-mail marketing, para criar anúncios, e até mesmo para suas postagens nas redes sociais.
Não esqueça que seu conteúdo deverá estar claro para seu público alvo. Isso irá gerar confiança em seu discurso e o usuário se sentirá seguro para fechar um negócio. Evite textos longos, prefira frases curtas e diretas.
Mais algumas dicas para quem vai investir em publicidade imobiliária nas redes sociais
* Mantenha contato com os clientes;
* Utilize uma linguagem mais jovem;
* Não deixe os potenciais clientes esperando por uma resposta por muito tempo;
* Seja acessível, esteja disponível para esclarecer dúvidas.
* Utilize uma linguagem mais jovem;
* Não deixe os potenciais clientes esperando por uma resposta por muito tempo;
* Seja acessível, esteja disponível para esclarecer dúvidas.
Os anúncios nas redes sociais, como Facebook Ads, também são excelentes pontos de contato entre corretores de imóveis e pessoas interessadas em imóveis. Com as postagens patrocinadas, é possível atingir um público segmentado por bairro, por exemplo.
A segmentação pode ser ainda mais refinada. Você pode anunciar seus imóveis para mulheres, com idades 30 a 40 anos, que estão noivas e curtiram algum local em um bairro específico. Assim fica muito mais fácil encontrar potenciais clientes e estabelecer um relacionamento com eles.
Lembre-se que quase 50% da população brasileira possui um perfil no Facebook e que estes usuários chegam a gastar que 10% do seu dia a dia na rede social. As vantagens de anunciar no Facebook são muitas, desde o baixo valor de investimento possível, até facilidade de atuação. Isso, com certeza, tem chamado a atenção das imobiliárias e corretores de imóveis.
Aposte em publicidade imobiliária no Google Adwords
Você não é o único que faz buscas no Google para encontrar um serviço ou um produto que precisa. Os seus clientes também procuram casas, apartamentos, terrenos, salas comerciais e outros imóveis no Google para conhecer melhor as opções, comparar preços, alugar e até mesmo comprar.
A diferença é que a compra de um imóvel pode levar até seis meses para acontecer. Então, o seu anúncio precisa mesmo chamar atenção do público alvo. Se você nunca percebeu, vá até o seu buscador e repare que os primeiros links listados pelo Google têm escrito “Anúncio” em uma caixa verde. Isso é o Google Adwords, uma ferramenta que anuncia o seu negócio na página de pesquisas.
Segundo sites especializados, 90% das buscas de imóveis no Brasil são originadas na internet. Esse número tende a subir à medida que a penetração da internet aumenta no país. Especialistas afirmam que, no passado, os jovens dominavam este tipo de busca, mas atualmente são as faixas etárias mais velhas que aumentam as buscas por imóveis na internet.
Como criar uma campanha de publicidade imobiliária no Google adwords
O primeiro passo para quem vai investir em marketing empresarial através dos links patrocinados no Google adwords é fazer um bom planejamento estratégico. Você precisa levar em consideração qual o montante disponível para investir, quem será seu público alvo da sua campanha e quais palavras chave serão utilizadas.
Você pode usar a ferramenta “Planejador de Palavras chave” para ajudá-lo a definir novas palavras chave e ter uma previsão de cliques, impressões e custos.
O Google oferece algumas opções de campanhas no Adwords. Entre elas estão a Rede de pesquisa com exibição em Display; Rede de pesquisa; Rede de Display; Google Shopping; e Vídeo. A opção “rede de pesquisa” é o link patrocinado no buscador. Se a ideia é fazer o cliente encontrar a sua marca durante uma pesquisa, essa é a melhor opção.
Outro detalhe importante da sua campanha de links patrocinados é o monitoramento. Se você estiver acompanhando seus anúncios será mais fácil ver se eles estão funcionando ou não. Só assim você saberá se precisa fazer modificações ao longo da campanha.
O processo pode parecer fácil, mas vale lembrar que é fundamental dominar a ferramenta para ter resultados melhores por preços mais baixos. Uma agência de marketing digital pode ajudar neste caso.
Use o WhatsApp a seu favor
Você já sabe que o Brasil é o quinto mercado mundial em aparelhos móveis ativos. O aplicativo de troca de mensagens WhatsApp é ainda um dos mais baixados e usados pelos internautas.
De acordo com o Google Play, loja de aplicativo do Google para celulares com tecnologia Android, o WhatsApp Messenger é o app mais baixado pelos usuários, seguido, é claro, pelo Facebook, Facebook Messenger e Instagram. Resta alguma dúvida de quem suas ações de publicidade imobiliária precisam estar inseridas no WhatsApp?
Como usar o WhatsApp para fazer publicidade imobiliária
O app permite a comunicação mais rápida com o cliente. O consumidor fica acessível a qualquer hora e em qualquer lugar. Além disso, ele pode visualizar a mensagem a qualquer momento, ao contrário de uma ligação perdida.
Com a mensagem no aplicativo, uma hora ele vai te responder, normalmente, quando tiver tempo disponível para prestar atenção no que você tem a oferecer. Essa é uma excelente forma de descobrir qual o melhor momento para falar com seu público alvo.
Preste atenção, e no próximo contato, procure enviar a mensagem no horário que ele respondeu a anterior. As chances que ele esteja desocupado e possa lhe atender são maiores.
Outro detalhe do WhatsApp é a interação em tempo real. Ao contrário do e-mail, o corretor de imóveis pode mandar um áudio para fazer uma explicação mais detalhada, tirar fotos e fazer vídeos quando estiver no imóvel que o cliente tem interesse, e até enviar um documento mais rapidamente.
Isso ajudará o profissional a se comunicar melhor com o cliente sem ser invasivo. Mas vale lembrar que se o consumidor não responder as mensagens, não é nada delicado continuar insistindo. Perceba a hora de parar. No WhatsApp, é o cliente quem vai dar o ritmo das mensagens.
Dicas para usar o WhatsApp para fazer publicidade imobiliáriaUse apenas um número de WhatsApp
Quem utiliza o WhatsApp espera um atendimento ágil. Com muitos números de atendimento você pode se atrapalhar. Com apenas um, você pode administrar a sua lista de contatos e dar mais atenção aos clientes
Pergunte antes de adicionar o cliente
Antes de começar a enviar mensagens para um potencial cliente, verifique se o mesmo quer receber o contato pelo WhatsApp. Prefira enviar mensagens no horário comercial e deixe que ele responda quando puder.
Relacionamento
O WhatsApp pode ajudá-lo a vender imóveis ou alugar um imóvel, mas também é uma excelente ferramenta de pós-venda. Mantenha o relacionamento com o cliente, mostre-se interessado na satisfação do mesmo. Além disso, você pode fazer desse canal um local para dar dicas aos clientes sobre o bairro escolhido, sobre decoração, reforma, entre outros. Experimente unir o marketing comercial ao marketing de relacionamento.
Mantenha a postura
Na hora de enviar uma mensagem, não use gírias e muitas abreviações. Descubra se o seu cliente prefere mensagens de texto ou áudio. Isso não é uma regra, cada pessoa usa o app como preferir.
Converse um pouco mais com o cliente e descubra realmente o que ele precisa. Quando for oferecer, dê aquilo que ele quer.
Não use mensagens e respostas padrão. Isso afasta o cliente, se você está usando o WhatsApp é porque quer ficar mais próximo do cliente.
Então, seja mais disponível e interessado, mas não seja despachado demais. Lembre-se que este é um contato profissional, nada de enviar piadinhas de correntes. Aja como se estivesse prestando uma consultoria digital.
Gere conteúdo e capture leads qualificados
Não é de hoje que as pessoas fogem de propagandas explícitas. Mudam o canal no comercial, trocam a estação de rádio durante os anúncios, ignoram a página de classificados nos jornais. Isso não seria diferente na internet.
A forma tradicional de anunciar e divulgar produtos vem sofrendo baixas nos últimos anos, enquanto outras estratégias ganham cada vez mais adeptos. Uma das melhores formas para conseguir engajar as pessoas com as marcas é marketing de conteúdo.
A ideia é que com conteúdos inéditos e relevantes você consiga atrair e envolver o público alvo. E, dessa forma, você leva sua marca ao consumidor sem “enfiar o seu produto goela abaixo”, entenderam?
As imobiliárias e corretores de imóveis interessados em fazer publicidade imobiliária também podem aproveitar desta estratégia, assim como qualquer outro negócio. Você pode começar produzindo conteúdo sobre o bairro ou região em que estão concentrados os imóveis que você tem interesse em divulgar.
Uma boa ideia é comparar dois ou mais bairros e regiões, dando ao leitor a chance de conhecer uma área diferente da que ele pretendia morar ou instalar seus negócios, e mudar de opinião com o seu artigo.
Faça publicidade imobiliária com dicas relevantes.
Outro tipo de conteúdo que funciona nesses casos são as dicas de reforma e decoração. Aproveite toda a temática de imóveis para atrair a atenção de pessoas interessadas. Isso o ajudará a criar autoridade e a ganhar a confiança do leitor. É dessa forma que o usuário lembrará de você quando for buscar um imóvel ou quando alguém pedir uma indicação.
Nunca se esqueça que o marketing de conteúdo não é propaganda. Por isso, seus artigos ou vídeos – outro formato que sempre funciona muito bem – não devem falar sobre nenhum imóvel disponível. Isso é exatamente o que faz a mídia tradicional.
Nada o impede de fazer isso no seu site de vendas, redes sociais e tantos outros canais de marketing digital que já listamos neste artigo. Porém, isso não é marketing de conteúdo. O que realmente importa é oferecer ao usuário um material útil, não apenas uma oferta.
Assim como qualquer outro produto ou serviço, os imóveis têm características e particularidades que podem mudar de região para região.
Por isso, agora que você já sabe um pouco mais sobre publicidade imobiliária no ambiente digital, pode começar a testar algumas ações no seu negócio.
Você perceberá que umas darão mais resultados que outras. Isso é ótimo, pois assim saberá no que investir seu tempo e seu dinheiro. Não fique insistindo naquilo que não rende bons negócios. Isso não quer dizer que aquela ação não funciona, só significa que esta ferramenta de comunicação não é a mais eficiente para você.
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