Chuvas deixam mais de 113 mil pessoas fora de casa em oito estados Até o momento, 329 municípios foram afetados ou estão em situação de emer...
Chuvas deixam mais de 113 mil pessoas fora de casa em oito estados
Até o momento, 329 municípios foram afetados ou estão em situação de emergência; 45 pessoas já morreram
Minas Gerais e Bahia são os estados mais afetados até o momento pelas fortes chuvas | ELVIRA NASCIMENTO/PHOTOPRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
As fortes chuvas que atingem o Brasil nos últimos dias já fizeram com que mais de 113 mil pessoas tivessem de deixar suas casas em oito estados brasileiros, segundo levantamento realizado pela Agência CNN nesta terça-feira (11). O número considera a soma de desabrigados e desalojados.
Os conceitos de desabrigado e desalojado são diferentes. Desabrigado é aquele que perdeu a casa e está em um abrigo público. O desalojado teve de deixar sua casa –não necessariamente a perdeu– e não está em abrigos, mas sim na casa de um parente, amigo ou conhecido, por exemplo.
A Bahia é o estado mais atingido, com mais de 87 mil pessoas que tiveram de deixar suas moradias. Segundo dados da Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec), aproximadamente 856 mil pessoas foram atingidas, com ocorrências em 183 municípios.
Minas Gerais vem em seguida, com cerca de 17 mil pessoas afetadas. O governador Romeu Zema (Novo), declarou, em entrevista à CNN, que a região parece um “cenário de guerra”.
“Como o solo está encharcado, qualquer nova chuva pode provocar deslizamento, toda a cobertura do estado está saturada de água, o risco é eminente, existe. Já tivemos vítimas fatais. Viagem somente em caso de extrema necessidade, novos deslizamentos podem acontecer a qualquer momento nessas regiões com chuvas nas próximas horas”, explicou Zema.
No Rio de Janeiro, 3.400 pessoas abandonaram suas residências. O estado segue em alerta vermelho devido aos riscos de temporais. Apenas na capital, mais de 70 imóveis foram interditados por apresentarem riscos estruturais. Nas comunidades, as sirenes de emergência foram acionadas em onze comunidades para alertar sobre as tempestades.
Em Tocantins 1.780 pessoas estão fora de casa nos municípios de Araguanã, Axixá do Tocantins, Dois Irmãos, Esperantina, Paranã, Rio dos Bois; Pedro Afonso; Tupirama; Tupiratins; Palmeirante; Bom Jesus; São Sebastião; São Miguel; São Sebastião, Sampaio e Itaguatins.
No Espírito Santo 1.690 que sofrem com as consequências da chuva, sendo que os municípios de Colatina e Linhares estão em risco hidrológico muito alto.
No Pará são 994 pessoas, sendo que 335 famílias ribeirinhas foram afetadas. O Rio Tocantins está com 11,97 metros acima do nível normal. Os moradores foram alojados em abrigos do Governo do Estado, da Prefeitura de Marabá e do Exército Brasileiro,
Segundo o governador Helder Barbalho (MDB) “este é o momento que deve ter a atenção de todos nós, já que há uma antecipação do calendário (de cheia dos rios). O que nos traz o alerta é o acompanhamento diário com a prefeitura, para que possamos atuar da melhor forma possível neste momento de muita dificuldade.”
No Maranhão as chuvas fizeram 842 pessoas abandonarem suas moradias. O Corpo de Bombeiros está apoiando a população, realizando a distribuição das cestas básicas, medicamentos e o transporte de famílias e de profissionais. Além disso, as equipes fazem o monitoramento das condições do tempo e dos volumes dos rios.
No Piauí, o governo faz um alerta para as 452 pessoas que saíram de suas casas, pedindo que elas procurem o cadastro que dá acesso ao Programa Cidade Solidária, feitos pelas Superintendências de Ações Administrativas Descentralizadas (Saads).
Confira o levantamento:
Desabrigados e desalojados pelas chuvas no Brasil
Bahia: 87.550 pessoas fora de casa
Minas Gerais: 17.237 pessoas fora de casa
Rio de Janeiro: 3.400 pessoas fora de casa
Tocantins: 1.780 pessoas fora de casa
Espírito Santo: 1.690 pessoas fora de casa
Pará: 994 pessoas fora de casa
Maranhão: 842 pessoas fora de casa
Piauí: 452 pessoas fora de casa
Devido às chuvas, 45 pessoas já foram mortas no país. Na Bahia são 26 óbitos e em Minas Gerais, 19, sendo que dez aconteceram apenas nas últimas 24 horas.
As outras dez mortes registradas no último sábado (8) durante o desabamento de uma rocha em Capitólio não fazem parte da contagem.
Até o momento, 329 municípios foram afetados ou estão em situação de emergência.
FONTE: CNN BRASIL | EDIÇÃO: REDAÇÃO GRUPO M4
UMA MARCA DO GRUPO
*CURTA A NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK, SIGA-NOS NO INSTAGRAM E TWITTER, COMPARTILHE AS NOSSAS PUBLICAÇÕES*
*Instagram* - https://www.instagram.com/tribunadobrasil/
*Facebook* - https://web.facebook.com/tribunadobrasil.BR/
*Twitter* - https://twitter.com/tribunabrasilBR
*e-Mail*: grupoM4.contato@gmail.com
#brasil #brasilia #riodejaneiro #saopaulo #ceara #bahia #minasgerais #riograndedosul #riograndedonorte #santacatarina #jornalista #andersonmiranda #noticias #grupom4 #comunicacao #producao #publicidade #tribunadobrasil #tribunadodf #alobrasilia #daquidf #eixonacional #deputadosesenadores #prefeitosevereadores #entendercondominio #folhadodf #informaconcurso #jknoticias #jornaldoentorno #maisaguasclaras #opasquimdobrasil #pautanacional #consultarimoveis #jornalismo
Nenhum comentário