Flamengo lança início das obras do seu novo Museu Em parceria com a Mude e investimento de R$ 18 milhões, projeto tem os patrocínios de BRB...
Flamengo lança início das obras do seu novo Museu
Em parceria com a Mude e investimento de R$ 18 milhões, projeto tem os patrocínios de BRB, Ambev, Epson, Tim, Estapar e Trem do Corcovado
A noite foi de emoção e festa na sede da Gávea. Em solenidade na sede social, o Clube de Regatas do Flamengo deu o pontapé inicial na construção do novo Museu Flamengo, projeto realizado em parceria com a MUDE, que já concebeu e implementou 17 museus em seis países, entre eles: River Plate, Boca Juniors, Benfica, Juventus e o Museu da Conmebol.
Sonho antigo dos torcedores e sócios do Clube, o novo Museu Flamengo vai ocupar inicialmente um espaço de 1200 m² na sede da Gávea, com previsão de inauguração em julho de 2022, e depois será expandido para 2.000 m².
Para o Presidente do Flamengo, Rodolfo Landim, não resta dúvida sobre a importância do Museu não apenas para os milhões de rubro-negros, como também para a cidade:
“Hoje é um dia histórico para o Flamengo. Estamos iniciando uma nova era que será motivo de orgulho para todos os rubro-negros. Acreditamos que em pouco tempo o Museu Flamengo se tornará um ponto turístico do Rio de Janeiro, com enorme impacto positivo na economia da cidade. O museu abordará todos os momentos mágicos que formam o mosaico da história rubro-negra. Passado e presente se encontrarão com a mesma harmonia que se vê nos estádios entre nossa imensa torcida e o time.”, disse Landim, agradecendo a todos os envolvidos.
“Agradeço a todos que ao longo desses anos sonharam junto conosco. A todos os patrocinadores, a Mude, que abraçou a ideia, trazendo conhecimento e expertise na área. E em especial ao Diniz, nosso vice-presidente de Patrimônio, um intusiasta nato. Se não fosse o esforço e a dedicação dele, ceetamente não estaríamos hoje aqui celebrando essa conquista”, completou.
O investimento total é da ordem de R$ 18 milhões, 30% deste recurso oriundos da MUDE Brasil, parte em capital próprio, parte através de um financiamento obtido junto à AgeRio. Os outros 70% são resultado de patrocínios e já confirmaram participação no projeto: BRB, Ambev, Epson, Tim, Estapar e Trem do Corcovado, com parte dos recursos obtidos através das Leis Estaduais de Incentivo ao Esporte e à Cultura e da Lei Municipal de Incentivo à Cultura. O Clube de Regatas do Flamengo não aportará recursos próprios no projeto.
“O Museu Flamengo foi o primeiro projeto que abraçamos no mercado brasileiro e que deu origem à nossa operação local. Estamos muito felizes por não apenas contar a história, mas por fazer história, com o clube mais querido do Brasil. Toda a equipe da MUDE está empenhada em torná-lo um grande sucesso.” - afirma Marcelo Fernandes, CEO da MUDE Brasil.
De acordo com um estudo realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), o novo Museu Flamengo terá um impacto relevante no ecossistema turístico do Rio de Janeiro. Seu Índice de Alavancagem Econômica é de R$ 37,00, o que significa dizer que para cada um Real investido no projeto do Museu Flamengo, trinta e sete Reais voltam para a economia carioca, seja em forma de impostos, na geração de postos de trabalho ou no incremento de serviços ligados ao turismo.
Ainda segundo a FGV, o Museu do Flamengo deverá gerar impacto econômico no Rio superior a R$ 300 milhões por ano. A MUDE Brasil estima que o mais novo equipamento cultural do Rio de Janeiro deverá atrair um público de 400 mil rubro-negros por ano, entre cariocas e turistas.
Museu do Flamengo contará a história e conquistas do clube em 14 áreas temáticas imersivas
O percurso do novo museu será composto por 14 áreas temáticas, abrangendo futebol, remo, basquete e outras modalidades que fazem do Flamengo o clube mais querido e vencedor do Brasil. E haverá também uma homenagem especial à torcida, a imensa Nação Rubro-Negra.
O Museu Flamengo será um espetáculo interativo e impactante, com soluções de Inteligência Artificial que tornarão a experiência dos visitantes ainda mais emocionante. E essa experiência não se resume ao espaço na Gávea, uma vez que o futuro Museu terá também um ambiente digital online, em que os visitantes terão acesso a outros conteúdos e atrações.
Sob a responsabilidade da vice-presidência de Patrimônio Histórico do Flamengo, o projeto do novo Museu coroa o trabalho de pesquisa, organização e preservação da memória do Clube que vem sendo realizado nos últimos anos.
“Teremos um Museu moderno e interativo, no patamar dos melhores museus de clubes do mundo. Este é sem dúvida o maior legado que entregaremos para nossa imensa torcida, percorrendo os diversos momentos da história do Clube.” - afirma o vice-presidente de Patrimônio Histórico do Flamengo, Roberto Magalhães Diniz.
O Museu Flamengo será construído de acordo com os mais exigentes padrões de sustentabilidade e acessibilidade e outro grande diferencial do projeto serão os programas sócio-educativos, previstos para acontecer assim que o novo Museu entrar em operação.
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FONTE: CRF | EDIÇÃO: REDAÇÃO GRUPO M4
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